Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.
Conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa; modelo irrefletido, imagem preconcebida e sem fundamento;
O Estereótipo também é muito usado em Humorismo como manifestação de racismo, xenofobia, machismo, intolerância religiosa e homofobia. É muito mais aceito quando manifestado desta forma, possuindo salvo-conduto e presunção de inocência para atingir seu objetivo.
Um clichê ou cliché (do francês cliché), chavão ou lugar-comum na linguagem tipográfica diz respeito a uma matriz geralmente feita em metal cuja técnica é a mesma usada na linotipia ou anterior a essa na xilogravura, de tão aplicada em outros meios a palavra se tornou uma expressão idiomática de tudo que diz respeito a repetição seriado etc, e em alguns casos desgastou-se ou desviou o sentido se tornando algo que gera uma má interpretação em vez de dar outro efeito.
Exemplos:
- Vil metal
- Palidez cadavérica
- Silêncio mortal
- Selva de pedra
- Cigarro em cena
- Olhar Fatal
- Maneira de se mover
Também pode significar uma ideia relativa a algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro daquele contexto.
- Exemplos: em romances, filmes e telenovelas, "o mordomo é sempre o culpado do assassinato do patrão", "o herói no final mata o vilão" etc.
http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário