quarta-feira, 20 de junho de 2012

2o. trabalho do 2o. bimestre / 2

Texto gerador 1



1- O humor do texto gerador 1 está centrado na relação entre a tecnologia e a...
(A) modernidade do avô.
(B) idade da menina.
(C) mudança de hábito.
(D) presença da redoma.
(E) existência do museu.

Texto gerador 2


Fonte: www.nanquim.com.br
2- O humor do texto gerador 2 se pauta na possibilidade de uma mesma palavra assumir mais de um significado.
a) Identifique qual palavra possui essa característica.
b) Reconheça os sentidos atribuídos a ela.

3- No texto gerador 2, o ponto de exclamação é utilizado para enfatizar o que o peixe sente em relação ao acontecimento retratado na charge. Assinale a alternativa que apresenta esse sentimento:
(A) Raiva.
(B) Ânimo.
(C) Espanto.
(D) Felicidade.
(E) Desapontamento.

Texto Gerador 3
.


4- Observe os trechos destacados:
“Se o mundo está em rede, por que não podemos trabalhar em casa, Ângelo?”
Porque a tecnologia é do século XXI, mas a ideologia é do século XIX.

Explique por que o primeiro termo destacado está grafado de forma diferente da do segundo.


5- O humor do texto gerador 3 se relaciona à resposta de Ângelo ao questionamento do colega. Essa resposta retrata que, apesar das inovações tecnológicas presentes na atualidade, as relações de trabalho...
(A) foram modificadas.
(B) ficaram mais modernas.
(C) permaneceram adequadas.
(D) acompanharam a evolução.
(E) continuaram conservadoras.

Texto Gerador 4


Fonte: www.nanquim.com.br
Questão 6
Levando em consideração o texto gerador 4, responda às questões:
a) O problema retratado na charge é a atual crise econômica. As soluções adotadas pelas personagens resolvem esse problema? Justifique sua resposta.
 
b) O mobiliário, os aparatos tecnológicos, as roupas e acessórios são alguns elementos não verbais que contribuem para a construção da crítica presente no texto. Identifique, a partir desses elementos, a posição social que as personagens ocupam.



Texto Complementar 1


Saída para crise econômica é combater o desemprego, diz Dilma.
Presidente descartou uma contribuição direta do governo brasileiro para o Fundo Europeu de Estabilização.

         A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que a saída para a crise econômica mundial é enfrentar o desemprego. Segundo ela, essa foi a resposta defendida pelo Brasil durante a reunião do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, na França, na semana passada.
      “A crise econômica mundial, que está abalando, principalmente, os países da Europa e os Estados Unidos, não pode ser resolvida com desemprego e muito menos com a redução dos direitos trabalhistas. A questão do desemprego é extremamente preocupante”, disse em seu programa de rádio semanal. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam 200 milhões de pessoas sem emprego no mundo, a maioria jovens.
       Para Dilma, todos os países devem cooperar para encontrar uma solução à crise econômica. “O grande desafio para essa crise é o caminho para retomar o crescimento: o caminho do investimento, do consumo e da geração de empregos. Todos concordaram que nós temos de ajudar, fazendo a nossa parte. Ninguém ganha com a crise. Até agora, os países emergentes vêm sustentando o crescimento da economia mundial, eles também reduziram um pouco o seu crescimento, porque foram atingidos por efeitos indiretos. Mas quem sustenta o crescimento mundial são esses países, somos nós”, disse.
      Na semana passada, a presidente descartou uma contribuição direta do governo brasileiro para o Fundo Europeu de Estabilização.



7- Ao comparar o texto gerador 4 com o texto complementar 2, podemos perceber que ambos falam sobre o problema do desemprego causado pela crise econômica mundial. Por ser uma notícia, o texto complementar 2 aborda o assunto com certa imparcialidade. Explique por que o mesmo não ocorre no texto gerador 4.

8- Observe o seguinte trecho e responda:
“Segundo ela, essa foi a resposta defendida pelo Brasil durante a reunião do G20”
Recupere, no texto, os termos referentes a:
a) ela:
b) essa:

Texto Complementar 2


Apresentador Luciano Huck tem conta roubada no Twitter e leva na brincadeira.

Luciano Huck teve sua senha do Twitter roubada na tarde deste domingo, 25. Os seguidores do apresentador receberam, por volta das 16h, uma mensagem que dizia: "Po, Luciano Huck, sério que sua senha é sua data de aniversário?".
O responsável pelo roubo dizia ter trocado a senha do perfil e mandado de forma privada para a mulher do apresentador, Angélica. Poucos minutos depois, Luciano escreveu brincando com os fãs. "Depois da indelicadeza de ser hackeado no twitter...estou de volta! Ah...minha nova senha é: angélica!", brincou.
Assim como Luciano, os usuários do serviço de microblogging levaram o assunto na brincadeira e fizeram dele uma piada. A onda agora é postar como seriam senhas de famosos. Já circulam na rede piadas com Ricky Martin - cuja senha seria 123umpassitopratras - e várias outras celebridades.

Fonte: www.gp1.com.br/celebridades/noticias/apresentador-luciano-huck-tem-conta-roubada-no-twitter-e-
leva-na-brincadeira-135266.html               


ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Questão 9
                 Com base na leitura do texto complementar 2 e no que você estudou, ao longo deste roteiro, sobre os efeitos responsáveis por gerar humor, represente graficamente (recorrendo a ilustrações e/ou palavras), em uma charge ou em uma tira, o curioso acontecimento vivenciado pelo apresentador Luciano Huck ao ter o perfil do Twitter clonado.

 
 
GABARITO:
 
1- C; 2- osso de peixe / acne; 3- E; 4-Por que (pergunta) e Porque (resposta, explicação); 5- E; 6- A) não, porque vai gerar mais desemprego, agravando a  crise econômica; 6- B) Classe alta, pois os objetos que compõem o cenário  pertencem a esta realidade econômica; 7- Porque o texto está no discurso direto (1a. pessoa: (Eu) vou...(Eu) já fiz...) indicando que a fala pertence aos personagens. O outro, faz uso do discurso indireto (3a. pessoa) que é uma das características desse tipo de texto, no caso a notícia; 8- Ela ( A presidente Dilma ) e Essa ( A saída para a crise).

Um comentário: